À espera das sentenças

Prazo de entrega dos memoriais foi cumprido pela defesa dos réus da Rodin

"

Dos 32 réus do caso Rodin, a defesa de 30 deles entregou as últimas alegações da defesa sobre o processo, ainda no final da tarde de segunda-feira. Até a manhã desta terça-feira, faltava apenas a defesa do réu Dario Trevisan, professor que presidiu a Coperves de 1993 a 2007 e um dos nomes mais conhecidos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O único réu que teve o prazo alongado foi Rubem Höher, que foi contador da Fundae e que teria envolvimento no pagamento de propinas a diretores do Departamento de Trânsito (Detran). Höher poderá entregar o memorial de defesa até o próximo dia 13. O prazo foi estendido em decorrência da renúncia do advogado de defesa dele.

No final da tarde de ontem, Bruno Seligman de Menezes, advogado de defesa da família Fernandes, emitiu uma nota em que "reafirma-se a mais absoluta convicção nas instituições democráticas e, sobretudo, na inocência de José Antônio Fernandes, Ferdinando Francisco Fernandes, Fernando Fernandes e Lenir Beatriz da Luz Fernandes". O documento também reitera que "jamais algum ente público foi lesado". Durante a Operação Rodin, José Antônio Fernandes era proprietário da empresa Pensant, que seria a operadora do desvio de verbas do Detran. A esposa dele, Lenir da Luz Fernandes, os filhos do casal, Fernando e Ferdinando, também eram sócios da empresa.

Leia abaixo, na íntegra, a nota emitida pela defesa da família Fernandes. 

Para 2014, Zacchia deve passar por
interrogatório no processo penal

A Justiça Federal deve ouvir, em fevereiro de 2014, o depoimento do ex-deputado Luiz Fernando Zacchia. Ele é réu da ação penal desencadeada em 2011 depois de desdobramentos da Operação Rodin. Ele é investigado, assim com outros réus, por ter tido seu nome citado em interceptações telefônicas da Polícia Federal. A Operação Rodin apurou, à época, a existência de um esquema criminoso que desviaria recursos do Detran.

Zacchia deve ser submetido em 12 de fevereiro de 2014 a um interrogatório por videoconferência, em Porto Alegre. O processo está adiantado e encontra-se em fase de instrução. As próximas fases preveem ainda prazo de diligências, memoriais finais e, por fim, sentença.
 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Audiência em Santa Maria vai discutir Ferrovia Norte-Sul

Próximo

Confira alguma das pautas, para esta terça-feira, na Câmara de Santa Maria

Política